quinta-feira, 5 de julho de 2012

dicas: como acelerar o metabolismo

estas dicas foram já publicadas no queen without a crown, mas achei que fazia sentido publicar aqui também. são dicas de alimentos e "hábitos" que vão ajudar a tornar o metabolismo mais rápido.
ALIMENTAÇÃO
  • o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. não tomar pequeno-almoço faz MUITO mal, pois faz com que o corpo entre num modo de poupança e conservação de energia, o metabolismo fica mais lento e não vai queimar tantas calorias.
  • a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, fazendo com que o metabolismo acelere. um café pela manhã é um óptimo complemento e uma boa dica para acelerar o metabolismo. também é uma boa aposta para antes do treino. dois cafés por dia é o ideal!
  • beber água fresca faz com que o corpo tenha necessidade de elevar a temperatura da água para a temperatura corporal, queimando muitas calorias no processo.
  • o chá verde também funciona como uma poção mágica, acelera o metabolismo como nenhuma outra bebida e sabe bem! (para aquelas pessoas que não "gostam" de água.)
  • cereais ricos em ferro, feijão e vegetais como o espinafre ou bróculos são óptimos para repor o ferro no organismo. e o ferro é muito importante, especialmente para as mulheres que perdem ferro durante o ciclo menstrual. quando os níveis de ferro são baixos os músculos não recebem oxigénio suficiente e os níveis de energia baixam, desacelerando o metabolismo.
  • peixes gordos, como o salmão, atum e sardinhas são óptimos tanto para almoço como para jantar, especialmente para depois do treino. 
  • maçãs, cenouras, tangerinas/laranjas, frutos silvestres, amêndoas, avelãs, limões, tomates, chocolate preto, feijões, peru, leite de soja, canela, flocos de aveia são óptimos para acelerar o metabolismo e devem ser ingeridos, em poucas quantidades ao longo do dia. o segredo é manter o metabolismo a "funcionar" e não saltar refeições para não ficar lento e parar de queimar calorias!


EXERCÍCIO
  • a melhor forma de obter resultados é fazer treinos com intervalos. há estudos que afirmam que um treino de 20 minutos, em que o exercício é alternado entre 8 segundos de sprints com 12 segundos a uma velocidade "normal" é mais eficiente que um treino de 40minutos a uma velocidade "normal". 


DESCANSO
  • a privação do sono está associada a uma diminuição dos níveis de leptina (hormona que regula a nossa energia e o nosso apetite) e a um aumento da grelina (hormona que nos faz sentir fome) e, de acordo com estudos, pessoas que dormem 7 horas ou menos, por noite, tem tendência a sofrer aumento de peso.

Sem comentários: