é uma planta delicada e requer cuidados deste o momento em que é plantada até ao momento em que é colhida e, apesar de crescer bem em várias partes do mundo, o melhor clima é o quente e húmido dos sub-trópicos.
de acordo com estudos realizados, o corpo humano não a digere nem metaboliza, ou seja, não é assimilada pelo corpo humano, o que faz com que não tenha calorias. no entanto, as folhas de stevia são altamente nutritivas, contendo nutrientes e vitaminas como por exemplo: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fuvra, zinco, beta-caroteno, entre muitos outros outros. claro que, nem todos os nutrientes estão presentes em quantidades suficientes para produzir efeitos terapêuticos sozinhos mas, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.
e quais alguns dos problemas nos quais a stevia pode ajudar?
está presente no mercado nas seguintes formas:de acordo com estudos realizados, o corpo humano não a digere nem metaboliza, ou seja, não é assimilada pelo corpo humano, o que faz com que não tenha calorias. no entanto, as folhas de stevia são altamente nutritivas, contendo nutrientes e vitaminas como por exemplo: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, fuvra, zinco, beta-caroteno, entre muitos outros outros. claro que, nem todos os nutrientes estão presentes em quantidades suficientes para produzir efeitos terapêuticos sozinhos mas, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.
e quais alguns dos problemas nos quais a stevia pode ajudar?
- hipertensão
- fadiga
- queimaduras
- diabetes ou hipoglicemia
- problemas de pele
- cicatrização de herpes labial
- jet-lag e mal-estar geral
- dor de garganta
- energia mental e física
- desconfortos digestivos
- rugas faciais e controlo de acne
- retenção de água
- folhas: usadas para adocicar água, chá, outras bebidas, sopas, molhos e outros alimentos. refrescam a boca, se colocadas apenas na língua, e o frescor e limpeza sentidos podem durar horas! se não encontrarem folhas, pode-se usar as folhas dos saquinhos de chá mas, para uma máxima sensação de gosto não devem mastigar as folhas inteiras, pois libertam componentes amargos. e podem ser engolidas.
- folhas moídas: podem utilizar-se folhas moídas para salpicar sobre a comida, em saladas, molhos, temperos, etc.
- chá em saquinhas: um saquinho pode adoçar 2 a 6 copos de água ou outra bebida, dependendo do gosto desejado. pode ser utilizado em bebidas quentes ou frias mas, nas frias, leva mais tempo a libertar o "doce". ao utilizar bebidas adoçadas com stevia, reduz-se o desejo por doces.
- adoçante: está já a venda em supermercados e, ao contrário dos adoçantes normais, não é tóxica, tem um grande poder como agente adoçante, é muito mais barato que a sacarina e é 250 a 400 vezes mais doce que o açúcar, sem possuir calorias!
confesso que, já comprei o adoçante, mas nunca procurei as folhas. de qualquer das formas é uma substituição que devem fazer. esquecer os açúcar e os adoçantes e dar preferência a stevia.
Sem comentários:
Enviar um comentário