quinta-feira, 26 de julho de 2012

dicas: a importância da proteína

as proteínas são responsáveis pelo crescimento, conservação e reparação dos órgãos, tecidos e células, ajudam a aumentar o metabolismo e a queimar calorias mais rapidamente. 

estão presentes em todas as células e tecidos, formam os principais elementos estruturais do corpo MAS, ao contrário da gordura, não podem ser armazenadas pelo corpo, ou seja, visto que o corpo não armazena proteína, é necessário que seja ingerida (de novo), especialmente depois de fazer exercício. 

o ideal é que seja ingerida em intervalos constantes durante o dia, de forma a potenciar o crescimento muscular mas, é tão importante para quem pretende ganhos de massa muscular como para quem pretende apenas emagrecer e tonificar.

e podem ser classificadas como:
  • de alto valor biológico
encontram-se nos alimentos de origem animal (lacticínios, carne, pescado e ovos), que possuem aminoácidos em quantidades adequadas ás necessidades do organismo.

  • de baixo valor biológico
existem nos alimentos de origem vegetal, especialmente nas leguminosas frescas (ervilhas, favas) e secas (grão de bico, feijão e lentilhas), que não estão nas quantidades e proporções mais adequadas ás necessidades do organismo mas que podem constituir boa fontes de proteína, se existir mistura de alimentos que contenham proteínas com aminoácidos diferentes, ou seja, se existir variedade alimentar.



e agora, o que comer?

FRANGO
uma óptima escolha para qualquer refeição durante o dia. é recomendável comer 150 a 300 gramas por dia, todos os dias, mas o ideal é comprar sempre o frango sem pele, pois a pele tem muitas gorduras e colesterol.

PEIXE
muito bom para a saúde, como toda a gente sabe e óptima fonte de proteína. contém 25% de proteína, tal como o frango e ainda Omega-3. e para quem acha que peixe dá trabalho a preparar, têm sempre o atum. fácil e barato! 

CARNE VERMELHA
é uma boa fonte de proteína, vitamina b-12, ferro e zinco, mas deve ser consumida com menos frequência que as anteriores (e grelhada!).

OVOS
outra óptima fonte de proteína e Omega-3. 

LACTICÍNIOS
o ponto negativo dos lacticínios é que alguns têm muita gordura e podem ter menos ou mais proteína na sua composição. mas também são uma excelente fonte de cálcio.


Para além destes, há outros alimentos ricos em proteína, como por exemplo: tofu, leite de soja, feijão cozido, lentilhas, bróculos, quinua, queijo cottage, peru, amêndoas, caju, entre outros.


Sem comentários: