quinta-feira, 26 de julho de 2012

exercício: tabata training


o tabata training é um treino intervalado, criado por Izumi Tabata, um professor de educação física japonês e que consiste num treino de esforço máximo, durante um período de tempo reduzido. (óptimo para quem diz não ter tempo para praticar exercício físico!)

a ideia é fazer o máximo número de repetições possíveis durante 4 minutos. são 8 séries de 20 minutos, com intervalos de 10 segundos entre cada série.

podem ser feitos exercícios aeróbicos ou localizados, pode alterar-se a ordem dos movimentos/exercícios, alterar os próprios movimentos/exercícios e/ou trabalhar diferentes grupos musculares. o objectivo é manter a intensidade em todas as séries e, com o tempo, aumentar o número de repetições em cada intervalo.

é intenso, mas aumenta o metabolismo, é muito eficaz a queimar gorduras, a diminuir a gordura corporal e especialmente a diminuir gordura abdominal.

existem já aplicações para ajudar controlar o tempo, como o Tabata Timer e com sugestões de exercícios. as minhas sugestões?
  • antes de iniciar o temporizador escolham os exercícios a fazer, para não perderem tempo a pensar entre os exercícios;
  • façam um pequeno aquecimento antes de começar;
  • se conseguirem, façam pela manhã, para acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gordura ao longo do dia;
  • adicionem exercícios variados e alternem consoante os dias, para não se cansarem de fazer sempre a mesma coisa;


3 comentários:

Vanessa disse...

Vou investigar sobre isto, deixou-me curiosa***

Sílvia Pereira disse...

onde é que se pode ver estes exercicios?

Beijinhos

Catarina Silva disse...

Sil, os exercícios és tu que decides quais queres fazer.. :) isto só controla o tempo para cada um deles.. de forma a que, durante esse tempo, dês o teu máximo :)